7 maneiras que o bicarbonato de sódio afeta seu corpo

 

Bicarbonato de Sódio é um elemento crucial em muitos produtos de panificação, pois faz o alimento crescer. Sem ele, todos os bolos e cookies seriam tijolos planos. Você não precisa de muito bicarbonato de sódio em uma receita, mas a embalagem que ele vem é relativamente grande. Não seria bom que o produto tivesse outra utilidade?

Na verdade, há uma tonelada de coisas que você pode fazer com o bicarbonato de sódio que não envolve o preparo de alimentos. Para começo de conversa, é um limpador natural bastante útil. Mas ainda mais excitante, são as 7 ótimas coisas que o bicarbonato de sódio pode fazer para seu cabelo, pele e corpo. Dinheiro por dinheiro e uso por uso, p bicarbonato de sódio é provavelmente o produto de saúde & beleza mais barato e versátil que existe.

Sentimo-nos confiante em dizer que estes 7 usos de qualificam como dicas de vida. Se você já sentiu a necessidade desesperada do número 4, vai saber do que estamos falando.

1. Trata azia

Azia é uma daquelas condições relativamente inofensivas que faz você se sentir como se seu peito fosse explodir. Também conhecida como refluxo ácido, a azia ocorre quando o ácido do estômago rasteja para fora do seu estômago e entra na garganta. Azia crônica pode causar lesão permanente no esôfago, mas mesmo se você tem azia depois de comer exageradamente alimentos apimentados, a dor é suficiente para te deixar louco.

Bicarbonato de sódio pode neutralizar o ácido do estômago e fornecer alívio rápido do refluxo ácido. Apenas dissolva uma colher de chá de bicarbonato em um pouco de água fria e beba a mistura lentamente (engolir rapidamente pode resultar em um monte de espuma em seu estômago que te fará se sentir inchado).

 

2. Hálito fresco & dentes brancos

Bicarbonato de sódio também é uma excelente ferramenta para cuidados orais. Estudos mostram que pasta de dente contendo bicarbonato de soda é melhor para romper as placas e clarear os dentes do que a pasta de dente sem bicarbonato. Mas, você não necessariamente precisa comprar a pasta de dente para aproveitar os benefícios. Você pode fazer uma pequena quantidade de pasta com bicarbonato de sódio e água, e então mergulhar sua escova de dentes nela antes de escovar os dentes.

Bicarbonato de sódio também tem fortes propriedades antibacterianas e antimicrobianas que o tornam um excelente antisséptico bucal. Apenas ½ colher de chá de bicarbonato de sódio em meio corpo de água é suficiente – bochechar a mistura e cuspir, da mesma forma que faria com qualquer outro antisséptico bucal. A mistura é ótima para  alcançar fendas entre e ao redor dos dentes que podem não ser alcançadas ao escovar os dentes.

3. Trata aftas

Aftas causam muita dor por serem tão pequenas! Elas são simplesmente pequenas úlceras circulares que se formam dentro da boca (não nos lábios). Elas não são contagiosas e geralmente ocorrem após um período de exagero de alimentos riscos. Aftas geralmente se resolvem sozinhas, mas podem ser bastante desconfortáveis até que isso aconteça.

Se você se sente incomodado por uma afta, o antisséptico bucal de bicarbonato de sódio descrito no número 2 – ½ colher de chá de bicarbonato de sódio dissolvido em meio copo de água – diariamente. Pesquisas indicam que isto pode reduzir de forma significativa a dor, bem como acelerar a resolução.

4. Usar como desodorante

Desodorante é outro produto que geralmente contém bicarbonato de sódio, pois ele é excelente em absorver odores. Este é o mesmo motivo pelo qual algumas pessoas deixam uma caixa aberta de bicarbonato em suas geladeiras ou banheiros. Ele funciona por causa de suas propriedades antimicrobianas.

Você sabia que o suor de humanos é na verdade inodoro? Ele só começa a cheirar quando as bactérias na nossa pele começam a quebrar o suor em resíduos ácidos. Bicarbonato de sódio  não impede completamente este processo, mas torna o resultado significantemente menos ácido e, portanto, menos pungente. Tente colocar um pouco em suas axilas como um desodorante natural.

5. Intensifica sua malhação

Bicarbonato de sódio é bastante popular entre os atletas de resistência. Certos estudos mostraram que o bicarbonato de sódio possibilita que você alcance seu melhor desempenho por um período maior de tempo, especialmente durante treinamentos de alta intensidade. Durante este tipo de exercício, suas células musculares produzem algo chamado ácido lático. Ácido lático é a razão de você sentir uma sensação de queimação enquanto se exercita muito. Ele também reduz o pH dentro de suas células, o que causa fadiga muscular.

Bicarbonato de sódio tem um pH alto e pode compensar o ácido lático. Isto pode ajudá-lo a continuar seus exercícios por mais tempo. Um estudo descobriu que pessoas que ingeriram um pouco de bicarbonato de sódio antes de malhar, conseguiram fazer exercícios 4,5 minutos a mais do que aqueles que não ingeriram. Lembre-se que isto é 4,5 minutos a mais no pico do seu desempenho, mas quando você está competindo em uma corrida, esses minutos podem fazer uma grande diferença.

6. Alivia pele irritada e queimaduras solares

Bicarbonato de sódio é um bom tratamento para todos os tipos de males cutâneos. É especialmente bom em remover a coceira e irritação crônica causada por picadas de insetos. Para isto, faça uma pasta grossa com bicarbonato de sódio e água, e aplique nas áreas afetadas.

Seu a sua irritação resulta de uma queimadura solar, tente um banho de imersão com bicarbonato de sódio. Simplesmente acrescente 1-2 pacotes de bicarbonato de sódio em uma banheira com água morna (não quente). Fique pelo menos 30 minutos imerso nessa água, garantindo que as áreas afetadas sejam completamente cobertas. Algumas evidências sugerem que queimaduras solares respondem ainda mais quando maisena e aveia são também acrescentados ao banho.

7. Amolece calos

Calos são áreas irregulares e duras da pele que se formam em regiões que recebem uma pressão ou atrito consistente. Guitarristas têm calos distintos em suas mãos, por exemplo. Calos também são comuns nos pés, pois eles estão frequentemente sob pressão. Qualquer ação repetitiva consistente pode causar calos no ponto de impacto.

Calos não são perigosos; na verdade, são protetores. Mas, às vezes, eles podem ser esteticamente desagradáveis ou desconfortáveis, e você pode amaciá-los ou reduzi-los. Bicarbonato de sódio pode ajudar a fazer isso também. Fazer uma imersão em um banho de bicarbonato de sódio por aliviar dores e amaciar calos o suficiente para poder remover áreas ásperas.

Conclusão

Bicarbonato de sódio é provavelmente um dos ingredientes mais versáteis em nossa cozinha, ótimo para fazer alimentos, limpeza, e para fins de saúde e beleza. Estes 7 benefícios são apenas o começo do que você pode fazer com o bicarbonato de sódio – ele também é um ingrediente fundamental naqueles modelos de vulcão que todo mundo em algum momento precisa fazer na escola.

Visto que é extremamente barato, compre um pouco a mais para manter em vários lugares da sua casa. Dessa forma, você pode sempre encontrá-lo quando precisa tratar uma afta, clarear os dentes ou tirar as dores de um dia longo.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *